quinta-feira, 10 de março de 2011

A importância da leitura

A importância da leitura, hoje em dia, se faz cada vez mais presente. Desde um ato simples, como pegar um ônibus, até fazer um telefonema de um aparelho celular, tornam-se tarefas complicadas sem ela. Principalmente em uma sociedade baseada no texto, na palavra escrita, como a nossa.
O texto tem duas naturezas: uma verbal e outra não verbal. A verbal centra-se na palavra, seja na sua forma escrita ou falada. Já a não verbal é formada por signos de outros tipos: sons, imagens, cores, etc. Os variados tipos de signos constituirão as inúmeras formas de linguagens.
Dessa forma, pode-se dizer que a leitura, para nós, acontece em dois momentos. O primeiro é quando ainda não dominamos a linguagem verbal escrita. O segundo é marcado pelo período em que a escrita já faz parte do nosso cotidiano. É o período conhecido como do letramento, no qual o indivíduo entra em contato com uma série de textos escritos dos mais variados assuntos e áreas do conhecimento.
Em outras palavras, com a leitura, desenvolvemos a nossa “inteligência linguística”, base para as demais inteligências. Este conceito foi criado pelo norte americano Howard Gardner. Segundo ele, a inteligência humana subdividir-se-ia em sete: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal. Cada uma delas está relacionada a uma habilidade.
Portanto, a leitura ocupa um lugar fundamental em nossas vidas. É por meio dela que ampliamos o nosso vocabulário, desenvolvemos o nosso raciocínio, tornamos eficiente a nossa interpretação, melhoramos a nossa escrita e memória. Em suma, o desenvolvimento individual só se efetiva quando a leitura faz parte de todos os aspectos de sua formação.

Um comentário: