sexta-feira, 18 de março de 2011

Texto não-literário e literário

Há algumas especificidades que caracterizam e diferenciam tanto o texto não-literário como o literário. O texto não-literário é marcado pela objetividade, denotação, racionalidade, relevância do plano do conteúdo, univalência; o literário, pela subjetividade, conotação, intuitivo/criativo, relevância do plano da expressão, plurissignificação.
Exemplos:

Não-literário

SAÚDE - é um direito de todos e dever do Estado, previsto na Constituição brasileira e de outros países. Muitas vezes ele não é garantido, tendo o cidadão que brigar na justiça para ser respeitado. Isso ocorre quando se necessita de atendimento hospitalar. Uma simples consulta torna-se uma novela sem final feliz. Obter medicamentos nas farmácias do governo, é outro drama à parte. Nunca há o remédio de que se precisa.
    Esta é a situação da saúde no Brasil. Ao invés de dar saúde, rouba. Entra ano e sai ano, troca-se de governo e nada é realizado para mudar tal situação. Até quando teremos que conviver com tamanho descaso? Em que momento aquilo que está na lei vai concretizar-se em realidade? Talvez a solução e a resposta estejam no reconhecimento por toda a sociedade de  que o Brasil está doente. E precisa de cuidados.

Literário

A saúde é um direito
previsto na Constituição,
dever do Estado
para com todo cidadão.
Mas o governo, bem feito,
não faz a sua lição.
O pobre, coitado,
de tanta gente
corrupta e incompetente,
está na mão.

Um comentário: